Relatório sobre a V Mostra

V Mostra de Pesquisa, III Seminário de Educação e Cidadania: Políticas e Processos Formativos e III Colóquis de Acervos Escolares
Desafios e Pespectivas da Pesquisa em Educação

Dia 09/11 – Mesa Redonda: A Educação para Cidadania em Contexto de Formação – Coordenação: Profª Dra. Maria Angélica Rodrigues Martins
"Longe de ser um sistema natural", diz Wallerstein, "o capitalismo histórico é um sistema patentemente absurdo. Acumula-se capital para que se possa acumular mais capital. Os capitalistas são como ratos brancos em uma roda de gaiola, correndo cada vez mais rápido para poder correr cada vez mais rápido. Nesse processo, algumas pessoas vivem bem, mas outras vivem miseravelmente. (...) Quanto mais refleti sobre esse sistema, mais absurdo ele me pareceu”.
Com essa citação, a Profª Dra. Maria Angélicainiciou sua apresentação.
- Brasil : um país de cidadania virtual
A cidadania não existe palpavelmente, é algo que está em outra esfera ( outra dimensão ).
Sobre o papel do professor, diz que tem que saber mais que o conteúdo e metodologiacom que ele vai trabalhar.
Diz também que a arte faz essa co-relação que há em nós.
Sobre a desigualdade, comenta que não tem como olhar em volta e não ver que ela existe.
- Educação em tempos de exclusão.
Sobre sua pesquisa muitos temas serviram de base, por exemplo: desemprego, precaridade do trabalho e da educação infantil, trabalho infantil e educação, educação, trabalho e novas formas de exclusão na juventude, entre outros.
O Primeiro Passo, segundo sua pesquisa é equacionar a educação em um processo mais amplo.
Trazer a educação para esses processos mais amplos, extremamente negativos, brutais e desumanizados, coloca-los nas possibilidades de humanização e desumanização, para que , no Segundo Passo, ter como Desafio, resolver as questões sociais no plano da ética.
Estamos em crise civilizatória, diz Maria Angela. Somos desafiados a resolver questões sociais no plano da ética, dos valores. Quando  a educação se situa nesse plano está no seu lugar, ou seja, na procura de uma direção ética para resolver a nossa sociedade, chegamos ao Terceiro Passo, a finalidade da educação: o processo de constituição de sujeitos. E é na escola , Quarto Passo, não se esquecendo da escola, quinto passo, que esse processo se desenvolve.
Finaliza com a frase:“ Sem justiça social não há cidadania ‘’
            Dia 10/11 – Mesa Redonda – A Pesquisa em Questão.
            A Questão da Complexidade Palestrante Profª. Drª. Maria Amélia Santoro Franco
            A Profª. Drª. inicia falando que o conhecimento é o que decorre do processo da pesquisa.
            - Como Pesquisar ?, questiona.
            O ganho da pesquisa é de fora para dentro. Nós nos envolvemos, tudo setransforma ao nosso redor.
            A pesquisa exige um esforço. O que vamos pesquisar ? O que não sabemos ainda.
            - Do caos ao estranhamento.
            A pesquisa segue assim, do estranhamento a familiarização.
            Como estranhar o que ainda não percebi /
            Como perceber o que me é tão estranho ainda ?
            Como deixar o objeto fluir e se apresentar ?
            A resposta está no FOCO.
            É do foco que vou problematizar.
            Só faço pesquisa quando estou “ emiscuida’’, ou seja, no meio , senão, o que produzo não tem sangue, não tem mistério, não tem esforço. Pesquisa é esforço.
            A pretensão da pesquisa é produzir conhecimento.
            O mundo está lá fora, tudo é muito rápido como um fast food , exemplifica.
            Para a pesquisa, tem de haver rigor.
            - Pesquisa em educação : parte da construção/reconstrução. Conhecimento da área -> para além dos já disponíveis -> transcendem o senso comum - > melhor compreensão da realidade educativa.
            O que sou eu sujeito e o que é a realidade ?
            - Compreendemos que: “ a complexidade está muito mais nos olhares sobre a realidade do que a realidade em si’’
            Quanto mais olhares sobre o rela, menos se fragmenta o real na tentativa de compreende-lo.
            - Fundamentos da investigação sobre a prática: a negociação do sentido
                        Metodologia: Parte do Concreto  para o Abstrato e Empírico e vice-versa.

            Dia 10/11 – Sobre a Pesquisa na Graduação – Palestrante: Profª Drª Rosa Maria F. Pinto.

            Iniciação Científica: É uma modalidade de pesquisa acadêmica, desenvolvida por alunos de graduação nas Universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento.
            Geralmente é a primeira experiência do estudante com a pesquisa científica.
            É especialmente voltada para o aluno de graduação. Serve de incentivo à formação; privilegia a participação ativa de projetos de pesquisa ativa em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orietação adequada, individual e continuada.
            Os trabalhos finais avaliados e valorizados, fornecem retorno ao bolsista , visando a continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.
            É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-la na pesquisa.
            - Estrutura da Pesquina na UNISANTOS:
                        - COMET: Comitê de Ética em Pesquisa ( resolução CNS-196/96)
                        - COPESQ: Comitê de Pesquisa
                        - COIC: Comitê de Iniciação Científica ( Bolsas PROIN/PIBIC )
*PROIN: Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Católica de Santos – Foi criado em 2004. Iniciou-se me 2005 com  a participação de 25 alunos com bolsas de pesquisa institucional da UNISANTOS; em 2006, a Universidade passou a integrar o PIBIC/CNPq, oferecendo 30 bolsas PROIN e 10 bolsas PIBIC. Em 2010 o número de bolsas oferecisas foi ampliado para 46 bolsas anuais: 30 PROIN e 16 PIBIC.
            O que o aluno aprende na pesquisa cientíca?
            Aprende a ter disciplina nos estudos, amplia o seu conhecimento, amplia o olhar sobre a realidade. Pode utilizar sua pesquisa para o TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso )e ainda aproveita a carga horária para compor atividades complementares.
            Um olhar ampliado para a realidade, favorece na formação de um profissional com muito mais criticidade e competência no seu cotidiano do trabalho.
            “ Pesquisar é a arte de capturar o essencial no acidental’’.

            Dia 11/11 – Mesa Redonda: Processo de Formação de Professores :Desafios e Perspectivas na Pesquisa em Educação. Palestrante: Prfª.Drª. Maria Claret Geraes Duran.
            A pesquisa se baseou em estudos comparativos sobre o papel do professor, da escola e da sociedade.
            Um estudo de representaçãoes sociais de alunos na graduação.
            A análise compara Argentina, Brasil, Peru e Uruguai.
            A função social do docente ( professor ) como profissional, constitui uma das mais antigas profissões das sociedades modernas. O seu significado e sua função social tem variado no contexto das transformações sociopoliticas.
            Qual o papel do professor ?
            Os gráficos apontam cada qual na sua realidade se é o de transmitir cultura, ser facilitador de aprendizagem


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