Plano de Ensino -

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
Centro de Ciências da Educação
Plataforma Freire
Disciplina: Saúde e Desenvolvimento Físico I
Setembro a Dezembro 2010.

Ementa:
Estudo do desenvolvimento físico humano desde a gestação até a adolescência. Aborda as características do crescimento saudável e sua correlação com desenvolvimento de habilidades próprias de cada idade em situação de ensino-aprendizado.

Objetivo geral:
Contribuir para a formação técnica e humana de profissionais-cidadãos, capazes de identificar e reconhecer, na criança e no adolescente, as fases do crescimento, desenvolvimento e a prevenção de condições de risco à saúde, bem como as necessidades especiais de aprendizado.

Objetivos específicos:
·        Reconhecer fases do crescimento e do desenvolvimento saudáveis, suas principais características e aprendizado de habilidades correspondentes
·        Identificar indícios de necessidades especiais de aprendizado da criança, decorrentes de alterações físico-desenvolvimentais
·        Propor atividades para assimilação de hábitos saudáveis e de higiene
·        Reconhecer aspectos necessários ao ambiente seguro na escola e creche
·        Identificar indícios de violência contra a criança e conhecer mecanismos oficiais de encaminhamento nestes casos

Conteúdo programático:
01 - Conceito de Saúde de acordo com a Organização Mundial de Saúde
      (OMS).
02 - Crescimento:
·        conceito de crescimento físico;
·        fatores que interferem no crescimento;
·        fases e tipos de crescimento.
03 - Desenvolvimento:
·        conceitos e teorias sobre o desenvolvimento;
·        desenvolvimento neuro-psico-motor da criança segundo Gessell;
·        o processo de mielinização e aprendizado na criança pequena.
04 - Teratogenias e erros inatos do metabolismo como origem de
necessidades especiais para as crianças, para seus familiares, para
       professores e para a escola.
05 - Escolas Promotoras de Saúde e Alfabetização para Saúde –
       OMS/OPAS
06 - Doenças mais comuns na criança em idade escolar:
·        quais indícios o professor pode observar em sala de aula;
·        o que fazer diante das observações;
·        a ficha de saúde da criança na escola: o que é, qual o objetivo, elementos componentes.
07 - Imunização na infância e adolescência:
·        tipos de vacina
·        falsas contra-indicações
·        Calendário de vacinação da Secretaria de Estado da Saúde - SP.
08 - Ambiente seguro em creches e escolas
09 - A violência contra a criança/adolescente. O professor diante da
       suspeita de violência contra a criança/adolescente, o que fazer.

Metodologia:
·        aulas expositivas (com auxílio de recursos audio-visuais);
·        atividades em sala de aula (debates, estudo de caso, seminário, estudo dirigido);
·        atividades extra-sala de aula (observações ou entrevistas segundo roteiro pré-estabelecido);
·        atividades realizadas em conjunto com outras disciplinas do curso.

Sistemática de avaliação:
A avaliação será contínua e processual, com o objetivo de identificar possíveis dificuldades por parte do aluno, e sanando-as durante o período letivo, proporcionando melhor aprendizado.
Os instrumentos utilizados são:
- prova  escrita, dissertativa e individual – valor 10,0;
- 3 trabalhos individuais – a valor 2,0 pontos cada;
- 2 trabalho em grupo – valor 2,0 pontos.
Também será levada em consideração na avaliação a participação do aluno  em sala de aula.
         Os critérios para a tribuição de nota são:
·        Entrega na data previamente combinada (os trabalhos e atividades entregues após a data marcada serão aceitos, porém terão 0,5 – meio ponto – descontados da nota para cada semana de atraso)
·        Clareza da exposição de idéias, criticas e comentários
·        Coerência de idéias e pensamentos apresentados nos trabalhos e atividades propostas
·        Fundamentação teórica consistente (a fundamentação mínima para os trabalhos são os textos e documentos apresentados pela disciplina; porém é recomendável a busca e seleção de novos textos e documentos de fontes confiáveis – Sociedades científicas, Ministérios e Secretarias de Estado, instituições do governo federal, etc)
·        Registro correto das referências bibliográficas (este critério será adotado após serem ministradas aulas sobre como fazer referências bibliográficas, pela  disciplina de Metodologia da Pesquisa)


Bibliografia básica:
ALCANTARA, P. & MARCONDES, E. Pediatria básica. 7a. ed São Paulo: Sarvier, 1987.
BEE, H. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BOWLBY, J. Cuidados maternos e saúde mental. São Paulo: Artes Médicas, 1995.

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