Plano de Ensino
2010
IDENTIFICAÇÃO
Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
Regime: Semestral: 1º semestre 2010/ 1
Carga Horária Total: 34
Professora:Ângela Cancherini
EMENTA
Disciplina de caráter teórico prático. Aprofunda aspectos necessários para a realização de leituras metódicas propiciando ao aluno condições ler textos científicos, analisá-los interpretá-los e reescrevê-los, sem a preocupação de emitir parecer próprio.
A reescrita de textos científicos deve ser clara, coerente e fundamentada apresentando corretamente citações e referências de acordo com na normas da ABNT.
OBJETIVO(S) GERAL(IS)
Pretende-se, que ao longo do semestre, o aluno tenha condições de ler e escrever corretamente textos acadêmicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Propiciar condições para que o aluno:
a) conheça as diversas fontes de pesquisa.
b) saiba redigir relatório de pesquisa obedecendo as normas técnicas
c) faça corretamente referências de livros, revistas jornais e materiais eletrônicos.
d) obtenha suporte teórico e prático para elaborar textos de caráter científico, aplicando as normas convencionais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 FONTES DE PESQUISA
2 RELATÓRIO DE PESQUISA
3 DIRETRIZES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
3. 1 A apresentação gráfica geral do trabalho.
3. 2 A forma gráfica do texto
4 REFERÊNCIA
4.1 Referência de livros, revistas jornais
42. Referência de material extraído da Internet
ESTRATÉGIAS/ PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Visitas a biblioteca e ao laboratório de Informática para que o aluno conheça e aprenda a utilizar os diversos tipos de recursos necessários ao estudo e à pesquisa.
Aulas expositivas e dialogadas.
Aulas práticas utilizando textos para a realização de atividades (análise textual).
Elaboração de textos escritos.
Registros, a partir da elaboração de portfólios com as atividades realizadas durante o semestre letivo.
Diálogo virtual através de comunidades acadêmicas, familiarizando o alunado com nova opção de interação dialógica.
Participação em eventos de comunicação científica no Mestrado em Educação da Unisantos concretizando as finalidades de pesquisa.
SISTEMÁTICA E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá ao longo do curso tendo como subsídios:
A participação dos alunos nas aulas.
Análise da produção dos trabalhos desenvolvidos em grupo e individualmente.
Correção individual, dos relatórios elaborados durante as diversas atividades ao decorrer do semestre.
Considerando a avaliação um processo contínuo o importante é acompanhar o desenvolvimento do aluno, portanto:
- será atribuída ao aluno uma menção a cada atividade realizada durante o semestre, se não conseguir atingir o objetivo aceitável na tarefa solicitada, terá oportunidade de refazê-la, neste caso a menção anterior poderá ser substituída.
- será atribuída uma nota à prova individual.
A nota semestral será atribuída levando-se em consideração o desenvolvimento do alunado.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PESCUMA, Derna, Castilho, Antonio Ferreira de. Referências Bibliográficas: um guia para documentar suas pesquisas. 6.ed. São Paulo: Olho dÁgua, 2008.
_____. Trabalho acadêmico. O que é? Como fazer?: um guia para suas apresentações. 5. ed. São Paulo: Olho d\'Água, 2009.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASTRO, Adriane Bellucci de Castro et al. Os degraus da leitura. São Paulo: Edusc, 2000.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.
TORRES, Adelino. O método no estudo. 3.ed. Lisboa: Escher, 1990.
0 comentários:
Postar um comentário