Plano de Ensino - Metodologia da Pesquisa em Educação I

Plano de Ensino
2010
IDENTIFICAÇÃO

Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
Regime: Semestral: 1º semestre 2010/ 1
Carga Horária Total: 34
Professora:Ângela Cancherini

EMENTA

Disciplina de caráter teórico prático. Aprofunda aspectos necessários para a realização de leituras metódicas propiciando ao aluno condições ler textos científicos, analisá-los interpretá-los e reescrevê-los, sem a preocupação de emitir parecer próprio.

A reescrita de textos científicos deve ser clara, coerente e fundamentada apresentando corretamente citações e referências de acordo com na normas da ABNT.

OBJETIVO(S) GERAL(IS)

Pretende-se, que ao longo do semestre, o aluno tenha condições de ler e escrever corretamente textos acadêmicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Propiciar condições para que o aluno:
a) conheça as diversas fontes de pesquisa.
b) saiba redigir relatório de pesquisa obedecendo as normas técnicas
c) faça corretamente referências de livros, revistas jornais e materiais eletrônicos.
d) obtenha suporte teórico e prático para elaborar textos de caráter científico, aplicando as normas convencionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 FONTES DE PESQUISA
2 RELATÓRIO DE PESQUISA
3 DIRETRIZES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
3. 1 A apresentação gráfica geral do trabalho.
3. 2 A forma gráfica do texto
4 REFERÊNCIA
4.1 Referência de livros, revistas jornais
42. Referência de material extraído da Internet


ESTRATÉGIAS/ PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Visitas a biblioteca e ao laboratório de Informática para que o aluno conheça e aprenda a utilizar os diversos tipos de recursos necessários ao estudo e à pesquisa.

Aulas expositivas e dialogadas.

Aulas práticas utilizando textos para a realização de atividades (análise textual).
Elaboração de textos escritos.

Registros, a partir da elaboração de portfólios com as atividades realizadas durante o semestre letivo.

Diálogo virtual através de comunidades acadêmicas, familiarizando o alunado com nova opção de interação dialógica.

Participação em eventos de comunicação científica no Mestrado em Educação da Unisantos concretizando as finalidades de pesquisa.

SISTEMÁTICA E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá ao longo do curso tendo como subsídios:

A participação dos alunos nas aulas.

Análise da produção dos trabalhos desenvolvidos em grupo e individualmente.

Correção individual, dos relatórios elaborados durante as diversas atividades ao decorrer do semestre.

Considerando a avaliação um processo contínuo o importante é acompanhar o desenvolvimento do aluno, portanto:

- será atribuída ao aluno uma menção a cada atividade realizada durante o semestre, se não conseguir atingir o objetivo aceitável na tarefa solicitada, terá oportunidade de refazê-la, neste caso a menção anterior poderá ser substituída.

- será atribuída uma nota à prova individual.

A nota semestral será atribuída levando-se em consideração o desenvolvimento do alunado.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PESCUMA, Derna, Castilho, Antonio Ferreira de. Referências Bibliográficas: um guia para documentar suas pesquisas. 6.ed. São Paulo: Olho dÁgua, 2008.

_____. Trabalho acadêmico. O que é? Como fazer?: um guia para suas apresentações. 5. ed. São Paulo: Olho d\'Água, 2009.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CASTRO, Adriane Bellucci de Castro et al. Os degraus da leitura. São Paulo: Edusc, 2000.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.

TORRES, Adelino. O método no estudo. 3.ed. Lisboa: Escher, 1990.

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