PEDAGOGIA (PARFOR)
INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
Profa. Ms. Rosana Pontes
Elaborado em 14/09/2010
Orientações para elaboração do Portfólio de Formação
O que é um portfólio?
O portfólio é uma coleção de trabalhos que um estudante realizou em um período de sua vida acadêmica. Pode ser comparado com os portfólios dos modelos, fotógrafos, artistas e outros profissionais, em que demonstram sucessos, habilidades e talento em seu campo, assim como seus interesses e personalidade. O estudante, com a assessoria do professor, vai juntando os trabalhos que evidenciem seus esforços, área fortes e fracas, talentos, habilidades, suas melhores ideias e seus êxitos na matéria.
Para os portfólios individuais, sugiro que adotem pastas catálogos (Aquelas com plásticos).
O portfólio, como estratégia formativa, promove a criatividade, a autoavaliação, a autorreflexão. Estimula os estudantes a trabalhar em grupos para analisar, esclarecer, avaliar e explorar seu próprio processo de aprendizagem.
Como organizar o portólio?
Um dos valores do uso do portfólio, na nossa disciplina, reside na necessidade de realizar um planejamento sistemático do processo de aprendizagem em sala de aula, de modo a ajudá-los a desenvolver a consciência sobre os processos de desenvolvimento de leitura e escrita vivenciados.
O que incluir em seus portfólios?
ü Identificação.
ü Uma página de abertura.
ü Um índice.
ü Separadores por datas das aulas, ou temática abordada.
ü Epígrafes e textos significativos correlacionados aos temas estudados.
ü Os textos das aulas.
ü Seus resumos, produções textuais, com os comentários da professora.
ü Jornais, cadernos, fotos, recortes de revistas etc.
ü Além do indicado acima, sobre cada aula, elaborar registros reflexivos. Ou seja, comentários, refletindo sobre o que foi importante para sua prática, o que foi novidade, o que despertou seu interesse e outros. Sempre estabelecendo relações com sua prática docente, teoria estudada, em busca do seu tema de pesquisa para o TCC.
Critérios de avaliação para o portfólio:
Ø Nota de 0 a 10.
Ø Organização.
Ø Cientificidade, ou seja, estudos teóricos desenvolvidos.
Ø Clareza de ideias na produção escrita.
Ø Construção e reconstrução da escrita.
Ø Envolvimento e compromisso com a aprendizagem.
Bibliografia:
QUINTANA, Hilda E. O portfólio com estratégia para a avaliação. In: BALLESTER, Margarita (et al.). Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2003.
0 comentários:
Postar um comentário